O jornal americano Advertising Age divulgou recentemente uma lista com os valores cobrados pelas estações de televisão, relativamente aos intervalos comerciais dos 10 programas mais caros da TV americana.
Estes números, baseados nas tabelas de seis agências, tiveram como base de forma proporcional as audiências, a área, a faixa etária e os horários de exibição. De fora ficou ainda o product placement (publicidade incluída dentro dos programas/séries).
Para começar e a encabeçar a lista está “American Idol”, da estação Fox. O reality show lidera ainda o sinal aberto americano com uma média de 25 a 30 milhões de telespectadores, por temporada. O natural resultado destes números é o custo do espaço comercial. Cada 30 segundos de intervalo custa mais de 450 mil dólares, sendo o valor menor em 50 mil dólares nas reposições.
Em segundo lugar surgem as transmissões em horário fixo das partidas da NFL, liga de futebol (americano), nos quais a estação NBC arrecada pouco mais de 400 mil dólares por cada 30 segundos de publicidade.
A lista entra então na ficção, com “Glee“, da Fox, à cabeça. Cada 30 segundos da série revelação de 2010 custa aos anunciantes pouco menos de 275 mil dólares, num universo de 11 milhões de espectadores. De notar que a série, mercê do seu sucesso junto ao grande público e aos inúmeros prémios da crítica, evoluiu dos cerca de 150 mil dólares por cada 30 segundos, que cobrava antes do verão.
As três posições que se seguem têm um denominador comum: Fox. Com efeito, “Family Guy“, “The Simpsons” e “House“, rendem à estação 260 mil, 250 mil e 225 mil dólares a cada 30 segundos, respectivamente.
Segue-se a série “Grey’s Anatomy“, com a ABC a arrecadar pouco mais de 220 mil dólares, na série que regista 22 milhões de telespectadores por episódio. De notar que há um ano cada 30 segundos de intervalo da série custava 240 mil dólares.
No oitavo e nono lugar desta lista estão “The Office” da NBC, e “Desperate Housewives”, da ABC. Ambos se regem por 210 mil dólares por cada 30 segundos, sendo que a série de Steve Carrel está em ascenção na estação do pavão, com 7 milhões de telespectadores, enquanto que a os 13 milhões de Teri Hatcher e companhia começam a não ser suficientes para a ABC.
A terminar este top 10 está a atribulada e quase cancelada “Two and a Half Men”. A sitcom da CBS, protagonizada pelo polémico Charlie Sheen “apenas” consegue 200 mil dólares por cada 30 segundos de publicidade, com uma audiência de 14 milhões de espectadores.
Entre as séries nova sa série mais valiosa – dentro deste contexto – é a sitcom “Mike and Molly”. Cada 30 segundos da série vale Perto de 180 mil dólares, com médias de 12 milhões de espectadores. De notar que no ano passado a série mais rentável foi “FlashForward”. Cada spot de 30 segundos custava perto de 175 mil dólares.
Estes números, baseados nas tabelas de seis agências, tiveram como base de forma proporcional as audiências, a área, a faixa etária e os horários de exibição. De fora ficou ainda o product placement (publicidade incluída dentro dos programas/séries).
Para começar e a encabeçar a lista está “American Idol”, da estação Fox. O reality show lidera ainda o sinal aberto americano com uma média de 25 a 30 milhões de telespectadores, por temporada. O natural resultado destes números é o custo do espaço comercial. Cada 30 segundos de intervalo custa mais de 450 mil dólares, sendo o valor menor em 50 mil dólares nas reposições.
Em segundo lugar surgem as transmissões em horário fixo das partidas da NFL, liga de futebol (americano), nos quais a estação NBC arrecada pouco mais de 400 mil dólares por cada 30 segundos de publicidade.
A lista entra então na ficção, com “Glee“, da Fox, à cabeça. Cada 30 segundos da série revelação de 2010 custa aos anunciantes pouco menos de 275 mil dólares, num universo de 11 milhões de espectadores. De notar que a série, mercê do seu sucesso junto ao grande público e aos inúmeros prémios da crítica, evoluiu dos cerca de 150 mil dólares por cada 30 segundos, que cobrava antes do verão.
As três posições que se seguem têm um denominador comum: Fox. Com efeito, “Family Guy“, “The Simpsons” e “House“, rendem à estação 260 mil, 250 mil e 225 mil dólares a cada 30 segundos, respectivamente.
Segue-se a série “Grey’s Anatomy“, com a ABC a arrecadar pouco mais de 220 mil dólares, na série que regista 22 milhões de telespectadores por episódio. De notar que há um ano cada 30 segundos de intervalo da série custava 240 mil dólares.
No oitavo e nono lugar desta lista estão “The Office” da NBC, e “Desperate Housewives”, da ABC. Ambos se regem por 210 mil dólares por cada 30 segundos, sendo que a série de Steve Carrel está em ascenção na estação do pavão, com 7 milhões de telespectadores, enquanto que a os 13 milhões de Teri Hatcher e companhia começam a não ser suficientes para a ABC.
A terminar este top 10 está a atribulada e quase cancelada “Two and a Half Men”. A sitcom da CBS, protagonizada pelo polémico Charlie Sheen “apenas” consegue 200 mil dólares por cada 30 segundos de publicidade, com uma audiência de 14 milhões de espectadores.
Entre as séries nova sa série mais valiosa – dentro deste contexto – é a sitcom “Mike and Molly”. Cada 30 segundos da série vale Perto de 180 mil dólares, com médias de 12 milhões de espectadores. De notar que no ano passado a série mais rentável foi “FlashForward”. Cada spot de 30 segundos custava perto de 175 mil dólares.
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